domingo, 13 de abril de 2008

DUOFEL


Composto por Luiz Bueno, paulistano, 57 anos e Fernando Melo, alagoano de Arapiraca, 52 anos, a musica do DUOFEL é resultado de 30 anos de pesquisas, ensaios e shows diversos. Eles têm em comum o fato de serem autodidatas e de acreditarem, com rara obstinação, no sucesso de uma proposta musical. Luiz tocava guitarra elétrica desde muito cedo em conjuntos de baile pela noite paulistana: The Ventures, Beatles e Rolling Stones no cardápio. Fernando, apaixonado por Elvis Presley, começou como cantor de rock num conjunto formado por seus irmãos.

O encontro dos dois aconteceu em São Paulo, onde Fernando veio tentar a sorte em 1977. Passaram a tocar juntos, Fernando, baixo e Luiz, guitarra no grupo de rock progressivo instrumental "Boissucanga". A situação financeira difícil determinou o final do grupo mas a identificação entre Fernando e Luiz estava estabelecida e a vontade de fazer música juntos permaneceu.

Tocaram em circos, bares e churrascarias, acompanhando cantores. O trabalho do duo era desenvolvido paralelamente, até que Tetê Espíndola chamou-os para fazer parte de seu grupo. Nessa fase surgiu o nome "DUOFEL", que significa: dupla Fernando e Luiz. Rapidamente se transformaram num sucesso de crítica e público com sua mistura original de jazz, pop, rock e MPB. Lançaram seu primeiro disco, Duofel Dico Mix, em 1987. Em 1992, com Hermeto Pascoal, participaram de inúmeros shows pelo Brasil. No ano seguinte, lançaram o CD Duofel, pelo selo Camerati, com composições de Egberto Gismonti, Caetano Veloso, Hermeto Pascoal, entre outros. A faixa Do Outro Lado do Oceano deste CD recebeu o Prêmio Sharp de Melhor Música Instrumental do ano.

O Festival de Pirenópolis terá o privilégio de testemunhar os 30 anos desta parceria musical, quando os dois deverão apresentar diversas fases desta parceria, registradas nos 10 cds e 1 DVD e ainda temas inéditos.

Nenhum comentário: