domingo, 13 de abril de 2008

Pirenópolis

Tombada como patrimônio histórico e artístico nacional, a cidade goiana de Pirenópolis cedia festival de jazz e presta tributo ao trompetista Márcio Montarroyos.

A cidade de Pirenópolis vai abrigar, nos dias 25, 26 e 27 de abril, o primeiro Piri Jazz Festival. O evento contará com a presença de alguns dos mais importantes nomes da música brasileira, entre eles Rosa Passos, João Donato, Sambajazz Trio e Duofel. Rosa Passos – considerada uma legítima herdeira de João Gilberto - fará o show de abertura do festival, no dia 25, às 21 horas, no tradicional e inteiramente restaurado Teatro Pireneus, uma das jóias da bela cidade de Pirenópolis. O Festival é gratuito (muitos shows acontecerão ao ar livre) mas para as apresentações no Teatro os organizadores pedem que o público leve dois quilos de alimentos não perecíveis.

Um momento especial do Piri Jazz Festival será a histórica homenagem que o evento vai prestar à memória de Márcio Montarroyos, provavelmente o maior trompetista que o Brasil já conheceu. O tributo ficará a cargo de outro virtuose do instrumento, Joatan Nascimento. Ao lado de seu quarteto e de Serginho do Trombone, Joatan abordará o legado do músico nascido no bairro do Grajaú do Rio de Janeiro e falecido em dezembro do ano passado. Extremamente ativo nos anos 70, Márcio Montarroyos se tornaria um músico obrigatório nas sessões de gravações de astros da MPB - como Sérgio Mendes, Tom Jobim, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, entre dezenas de outros - e de estrelas internacionais do jazz e do pop, como, por exemplo, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Steve Wonder, Carlos Santana e Nancy Wilson. Nessas gravações e em seus discos solos, no início da era de manipulação dos sons em estúdio, Montarroyos imprimiria sua marca registrada (imediatamente reconhecida e imitada por instrumentistas de todo o mundo), um tipo de efeito cunhado como “cascata de ecos”. Em 1995, ele gravou Congada, disco inspirado no congado, manifestação religiosa trazida da África para o Brasil, especialmente Minas Gerais, e disseminada durante o ciclo da mineração, chegando a atingir o estado de Goiás, onde costuma ser ouvida na Festa do Divino Espírito Santo. Essa homenagem a Márcio Montarroyos na cidade de Pirenópolis, um dos centros da Folia de Reis de Goiás é, portanto, uma manifestação simbólica do sincretismo entre a música brasileira de raiz e seus desdobramentos urbanos e sofisticados.

Nenhum comentário: